terça-feira, 20 de abril de 2021

Amamentação e Aleitamento Misto

 Já comentei em um post anterior que vinha tendo dificuldade na amamentação, com certeza o sonho de 99% da mamães é poder amamentar seu bebê exclusivamente no peito e eu não fujo dessa regra. Porém em 2017 com a mastopexia (coisa que eu não tinha ciência na época, pois o médico disse que eu poderia amamentar se acontecesse uma gravidez), vários dutos deixaram de existir fazendo com que a minha produção de leite fosse muito sofrível.

Fora isso eu também estava com dificuldade na pega, as primeiras semanas foram terríveis, antes mesmo de sair do hospital o bico do seio já estava em carne viva e não tinha dica que a equipe da maternidade desse que resolvesse o problema. Na ultima noite no hospital o bebê passou a noite toda pendurado nos seios e chorando de fome e eu, chorando de desespero. Diante do fato, mesmo sem uma indicação, assim que tive alta e cheguei em casa comecei com o aleitamento misto.

Dava de mamar no peito e complementava com fórmula, assim mesmo que pouco meu bebê tinha a proteção do leite materno, sem ficar chorando de fome e sem perder peso. Solução perfeita? Claro que não, mas diante das possibilidades foi a opção que encontramos enquanto tentávamos aumentar a produção de leite em outras frentes.

Aqui na minha cidade existe um lugar chamado Clinica do Bebê, o atendimento é gratuito e as mamães são muito bem acolhidas, a equipe é maravilhosa e me ajudaram imensamente. Encontrar profissionais que entendem do problema e amam o que fazem fez toda a diferença.

Medicação Ajuda?

Em uma consulta na clinica com a pediatra poucos dias depois do nascimento e falando sobre a dificuldade da amamentação e sobre a introdução da formula eu já espera ser julgada pela médica, mas não, ela foi muito receptiva, me aconselhou quanto ao uso da fórmula e me receitou um medicamento para auxiliar na produção. E posso dizer que ajuda. Faz milagre? Não, mas com certeza auxilia na manutenção e aumento (mesmo que discreto) da produção.

Santa Biqueta!

Biqueta é o nome carinhoso que eu deleguei ao bico de silicone. Essa foi uma santa dica que recebi aqui na Clinica do Bebê. Meu bico do peito está praticamente plano(digo está, pois amamentei minha primeira filha exclusivamente  no peito e não tive esse problema), o bebê tinha dificuldade e sempre mamava muito na ponta o que machucava demais, chegou em ponto que sangrava e mesmo usando pomada de lanolina a torto e a direito não sarava entre uma mamada e outra, chegando mesmo ao ponto de eu achar que ia perder um pedaço do mamilo. E mesmo com as dicas eu não conseguia faze-lo pegar do jeito certo, e olha que foram tentadas diversos tipos de pegas e posições pela enfermeira.

Numa segunda consulta ela me indicou o bico de silicone e olhem, foi a "salvação da lavoura". O bebê pegava o peito de primeira, não machucava, os mamilos sararam e amamentar finalmente virou aquele ato prazeroso que muitas mães falam...ufa!

Os profissionais não indicam o uso prologado dessa solução, pois em alguns casos pode prejudicar a produção por não causar estimulo na aureola (eu não notei isso) e lembre-se que tem que ser esterilizado sempre! O que eu comprei é da Mam e vem com caixinha para esterilizar no micro-ondas,  o próximo passo é tentar voltar a amamentação sem o uso desse "artifício".

Chá Misto da Mamãe

Toda ajuda é bem vida e necessária, esse é um chá misto de ervas com funcho, erva doce, melissa, etc. Tomo sempre antes de dormir á noite. O sabor é agradável, ajuda a relaxar e para quem está amamentando relaxar é fundamental. Ajuda a dormir, e mais, pode ser até efeito psicológico mas eu acho até que ajudou no aumento de leite sim.


Fórmulas e Fórmulas

É quase um sonho dourado acertar na fórmula para o seu bebê de primeira, e muitas vezes, sintomas que são próprios da fase da criança podem ser interpretados como alguma reação a introdução do novo leite, levando a trocas intermináveis, não deixando tempo hábil para que o organismo se acostume e até prejudicando a flora intestinal do bebê. E isso eu acabei aprendendo na prática.

Em algumas pesquisas pela internet diz-se que para que o bebê se acostume a nova fórmula leva-se em média 3 dias. No meu caso, quando troquei do NAN Supreme para Aptamil Active, o intestino do meu bebê só realmente se acostumou e estabilizou com (pasmem) 1 semana de uso.

Assim que deixou a maternidade meu bebê começou a tomar o NAN Comfor, depois NAN Supreme, depois Aptamil Sensitive Active, depois NAN espessAR, mas esse assunto das fórmulas e minhas experiências com elas vou abordar com vocês mais amplamente em outro post.



Bomba pra que te quero!

Há quem diga que a bomba tira leite é uma grande furada, há que diga que é uma mão na roda. Há quem diga que é sofrimento desnecessário e pouco ajuda na produção de leite e há quem diga que ajudou muito.

Eu posso dizer que a minha experiência foi boa, claro que dói no inicio, ainda mais se os seios já estão machucados pela amamentação, porém acho interessante o fato de poder ir acompanhando e tendo a noção da produção, além de acreditar que estimula sim a produção, eu por exemplo conseguia 10 a 15mls de cada seio no inicio, hoje já consigo de 40 a 70mls. Faço isso 1 vez por dia, 10 minutos em cada. Ou seja além mamadas habituais, consigo dar uma mamadeira só de leite materno por dia para o meu bebê, no começo cheguei a levar cerca de 5 dias para conseguir a medida que ele precisava na época.

Na minha opinião, a bomba elétrica é melhor que a manual e mais prática, alguns modelos até simulam a sucção do bebê (tipo suga e solta). A minha é a da foto abaixo, ela tem níveis de intensidade de sucção mas não faz o suga e solta sozinha, precisa apertar um botão específico de segundos em segundos.


Lições aprendidas...

  • Mesmo que sua produção seja pouca, cada gota do seu leite é muito preciosa. Não desista.
  • Não se sinta pior mãe só porque está tendo ou teve dificuldades no aleitamento materno. 
  • As ferramentas que existem hoje foram feitas para serem usadas. 
  • O que importa é manter seu bebê saudável, alimentado e feliz. 

E por hoje é só! Um beijo e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário